Vantagens da Certificação
Quais são as vantagens da certificação
SE AINDA NÃO ESTÁ CERTIFICADO NA NORMA RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS, ESTE ARTIGO É PARA SI!
A qualificação profissional na atividade económica de gestão e administração de condomínios deverá estar assente em princípios éticos, de rigor e de transparência, para que esta se torne, não só mais preponderante na gestão das relações, dos recursos e do património habitacional do país, subjacentes à compropriedade, mas também se revela indispensável ao estabelecimento das bases de confiança, essenciais ao desenvolvimento do mercado.
O processo de certificação deverá constituir uma ferramenta de gestão essencial para as empresas do setor, a par da perceção de valor do mercado em relação às organizações certificadas.
Um conjunto alargado de requisitos e critérios mínimos de qualidade de serviço e de avaliação de desempenho constituirá uma ferramenta estratégica para organizações do setor.
A especificação técnica desta norma de serviço define as referências para o exercício da atividade e a forma como as empresas devem desenvolver a sua gestão de forma sustentável, tendo como objetivo a identificação das necessidades dos seus clientes e ao mesmo tempo os seus fatores chave de competitividade no mercado.
Vamos procurar demonstrar-lhe porque é que os empreendedores devem submeter as suas organizações às várias etapas avaliativas para conseguir implementar a norma nas suas empresas.
Em primeiro lugar, os processos passam a ter qualidade comprovada, e como se isso não fosse motivo que bastasse, a certificação também garante uma melhor gestão de recursos, redução de custos, maior competitividade e… acompanhe-nos ao longo deste texto e conheça melhor estes e outros benefícios da certificação na Especificação Técnica RET003 Qualidade de Serviço da Gestão de Condomínios, APEGAC/Bureau Veritas.
Com o crescimento do mercado imobiliário e o desenvolvimento dos agregados urbanos e praticamente metade da população portuguesa a viver em regime de propriedade horizontal, muitas empresas entraram no mercado de gestão e administração profissional de condomínios o que foi positivo. Mas ao mesmo tempo a exigência no que toca a qualidade aumentou tanto a nível dos produtos/serviços quanto dos processos, que deixou algumas empresas e empresários para trás e isso já não pode ser considerado tão positivo.
Mas ainda assim essas lacunas serviram de fonte de inspiração para o desenvolvimento de uma Especificação Técnica para avaliação da Qualidade de Serviço específica para a atividade económica de Gestão e Administração de Condomínios e de aviso para muitas organizações que não estavam na disposição de apostar em qualidade… e poderão passar a estar!
Se a sua empresa também tem dúvidas sobre as vantagens da certificação, continue e ler este texto e conheça os benefícios da certificação na norma RET003 Qualidade de Serviço da Gestão de Condomínios .
Certificação RET003 Qualidade de Serviço da Gestão de Condomínios | O que é?
Esta especificação estabelece os requisitos mínimos para a prestação dos serviços de gestão e administração de condomínios e define as competências dos prestadores desses serviços, com o intuito de harmonizar e otimizar o desempenho das empresas do sector.
Estes requisitos aplicam-se a todas as empresas prestadoras de serviços de gestão e administração de condomínios em território nacional, que pretendam declarar conformidade com esta Especificação Técnica.
Quando a ela adere, além de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a organização obtém um certificado que lhe aumenta a reputação e credibilidade no mercado onde labora.
RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS | Para que serve?
Se faz parte do grupo de empresários que ainda questiona a real utilidade da certificação, saiba que esta norma serve para desenvolver práticas que permitem comparar as organizações do setor em pé de igualdade no mercado, ou seja, padronizar as formas de avaliação das empresas, como forma de estabelecimento de bases de credenciação e de confiança, essenciais num ambiente de concorrência livre e cada vez menos regulada.
BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO RET03 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS
Já reparou que em muitos sites, assinaturas de e-mail e cartões de visitas de empresas suas concorrentes aparece o símbolo de uma certificação de qualidade junto do logotipo?
Aumenta a Satisfação do cliente
Se gere uma empresa, seguramente que o seu objetivo primeiro é entregar aos seus clientes os produtos ou serviços que eles procuram, correto?
Porém, sabemos que nem sempre é fácil satisfazer os consumidores, superar a concorrência e conquistar a atenção do público-alvo.
Ora, uma das formas de melhorar o nível de satisfação dos seus clientes é fazendo uma gestão da qualidade com base na RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS.
E como fazer isto acontecer?
Na verdade, um dos principais benefícios da certificação numa norma de serviço é precisamente o facto de desviar um pouco o foco da sua empresa do produto/serviço e direcioná-lo mais para o cliente: quais os seus problemas, as suas necessidades, desejos, estilo de vida, valores comportamentos, opiniões, etc.
Na posse de um vasto leque de informações que vão ajudar a sua empresa a caracterizar o seu público-alvo, consegue perceber que produtos/serviços vão ao encontro das expetativas dessas pessoas.
Evita os erros e os desperdícios
As interações globais dos processos da RET003 promovem melhorias significativas a nível da eficiência dos processos da sua empresa.
Como? Através da eliminação de erros e até desperdícios que sem os procedimentos previstos na norma poderiam não ser detetados e corrigidos.
E antecipar prejuízos e por consequência evitar o desperdício, é meio caminho andado para o aumento da eficiência, pois não investe dinheiro nem tempo nem recursos humanos em projetos que não vão dar bons resultados.
Do preço ao desempenho do produto. Da qualidade aos benefícios de um serviço, é importante perceber como pode satisfazer os seus clientes para os fidelizar, criar relacionamentos positivos e duradouros e, claro, gerar mais lucros!
Garante a qualidade dos produtos/serviços
A Especificação Técnica RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS APEGAC/BV melhora os processos internos da sua empresa e isso diminui o chamado retrabalho e desperdício, como vimos no ponto anterior. Mas o que ainda não lhe dissemos é que com a implementação da RET003 consegue, deste modo, aumentar a qualidade do seu produto ou serviço!
E isso porque o dinheiro que poupa com o desperdício pode ser investido no desenvolvimento de novos produtos/serviços, formação dos colaboradores, expansão da carteira de condomínios, , melhoramentos no escritório, aumento de orçamentos para publicidade e marketing, etc.
E melhor do que ter dinheiro para investir, é ter a garantia de que esse investimento, a seu tempo, vai aumentar a faturação!
Garante boas tomadas de decisão
A prática de gestão e administração de condomínios consignada na Especificação RET003, poderá conseguir que a sua empresa anteveja riscos para depois tomar decisões baseando-se em factos, ou seja, direcionando todo o tipo de recursos para as áreas mais importantes, aquelas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os custos.
Tudo sem ter de passar pela chamada tentativa e erro, na procura da decisão mais correta. A par, como a RET003 inclui a monitorização dos processos, a sua empresa está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas (e emendar o que seja necessário).
Cria uma cultura de melhoria contínua
Por muito bem que esteja, uma empresa quer sempre melhorar, não é verdade?
Ora, a RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS APEGAC/BV cria na sua empresa uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas. A fazê-lo, evita ou pelo menos reduz o impacto do problema porque já definiu uma resposta eficaz para ele.
Envolvimento dos colaboradores
É verdade que não precisa de ter um certificado RET003 APEGAC/BV para perceber que colaboradores motivados são colaboradores integrados, mas esta norma auxilia e muito na envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham, até porque os seus colaboradores são determinantes para identificar áreas de melhoria.
E as pessoas que são conduzidas a alinhar pensamentos e convidadas a opinar, a ajudar, a executar, a aceitar a mudança… são pessoas felizes e motivadas que ajudam uma empresa a prosperar. E uma empresa feita de pessoas felizes, passa boas energias para clientes, fornecedores e demais parceiros!
Confere credibilidade
A certificação RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS APEGASC/BV no mercado português é uma referência que uma vez adquirida pela sua empresa, vai proporcionar-lhe uma base de confiança, nos seu processos de gestão e dos seus sistemas de qualidade, junto dos seus clientes potenciais, dando-lhe a oportunidade de fechar mais negócios de forma mais fácil e rápida, principalmente se concorrer com empresas que não são certificadas.
Como as normas de serviço, como por exemplo a ISO 9001 que se tornou a base para a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade em todo o mundo, algumas entidades, quando procuram por um fornecedor, averiguam se os candidatos têm um sistema de qualidade como fator distintivo de qualificação das empresas.
Torna uma empresa mais competitiva
E como último ponto da lista dos principais benefícios da RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS APEGA/BV há a dizer que o facto de a sua empresa trabalhar de forma transparente, utilizando esta norma de serviço como estratégia de melhoria e desenvolvimento, é um grande diferencial para o seu negócio em processos em que concorre com outras empresas.
E isso aumenta a confiança que se possa nutrir pelo seu negócio, sim, mas tão importante ou mais do que isso é o facto de a norma por si só aumentar também a sua competitividade num mercado onde a concorrência não dá tréguas. Porque tem o certificado RET003 QUALIDADE DE SERVIÇO NA GESTÃO DE CONDOMÍNIO, que indica que presta serviços de qualidade. Ponto.