Notícias APEGAC
UCI PROMOVEU ESTUDO DE MERCADO SOBRE OBRAS EM CONDOMÍNIOS
A União de Crédito Imobiliário (UCI), empresa especializada em crédito habitação, realizou com a SPIRITUC um estudo de mercado sobre obras em condomínios, no qual foram auscultadas 200 empresas de administração de condomínios, destacando-se os seguintes resultados:
Apenas uma minoria dos condomínios geridos foi intervencionada nos últimos 18 meses (13%).
Na maioria dos casos, as obras levadas a cabo pelos condomínios são executadas por empresas de construção indicadas pela administração do condomínio (46%) ou por empresas de construção consultadas diretamente pelos condóminos no mercado (40%).
De acordo com a experiência de mais de metade das empresas inquiridas, o fundo de reserva não cobriu o valor da obra na maioria dos condomínios, tendo sido a estratégia utilizada na maioria dos casos o pagamento adicional pelos condóminos, sem que nunca tenha havido recurso a financiamento bancário.
Parece ser bastante consensual junto das empresas inquiridas que há condomínios que precisam de obras e não as fazem por falta de capacidade financeira para isso (98%). Não é por isso de estranhar que a maioria dos também concorde que se a legislação fosse alterada para permitir aos condomínios contratar empréstimos isso facilitaria a realização de obras (75%).
Este estudo fornece também mais detalhes sobre o processo de consulta ao mercado, a duração e preço das obras realizadas, a utilização dos apoios disponíveis e o grau de satisfação com as obras e apoios.
Para aceder ao estudo na íntegra clique aqui.
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: