Notícias APEGAC

11/03/2025
Mobilidade elétrica e os condomínios

Mobilidade Elétrica e os Condomínios

O impacto da tendência da mobilidade e a necessidade de carregar viaturas nos condomínios.

Hoje, de acordo com o Estudo da Mobilidade Elétrica em Portugal efetuado pelo ACP e pela PITAGÓRICA mais de metade dos interessados na aquisição de uma viatura nova irão fazê-lo adquirindo uma viatura elétrica. Esta realidade aponta para que num prazo de 5 anos o número de viaturas elétricas em circulação possa comparar-se às viaturas que usam combustíveis fosseis.

Ainda de acordo com o mesmo estudo cerca 86% dos proprietários de viaturas elétricas preferem carregar os seus veículos em casa.

Atualmente, muito por culpa da atual legislação, existe a tendência para que as instruturas elétricas dos condomínios sejam também usadas para suportar os sistemas de carregamento individuais de viaturas.

A maioria dos projectos desses edifícios não foi pensado para suportar esse acréscimo de necessidade de potência, e isso provoca a sobrecarga das instalações e os riscos eminentes que essa sobrecarga irá causar na rede comum e nos próprios equipamentos.

Existem duas vontades, a vontade do propriétário que ao adquir a viatura e que desconhecendo muitas vezes o projeto da rede eletrica do seu condomínio, pretende usar a eletricidade comum para satisfazer as suas necessidades de carregamento e por outro a do Administrador do Condomínio que sabendo que a potência disponivel não é suficiente, não tem meios para travar a instalação de novos carregadores, se essa for a vontade dos condóminos.


Qual é a solução?

Podemos então concluir que o futuro do carregamento de veículos elétricos passará pela urgente criação de infraestruturas coletivas que permitam fazer uma gestão inteligente da energia e tornar o carregamento acessível a todos.

Para maior segurança a solução passará sempre por uma alteração legislativa que obrigue a que seja criada nos edificios, redes independentes de carregamento e que essas redes tenham a potência e segurança necessária para proteger as pessoas e bens que aí vivam ou trabalhem.

Enquanto esta legislação não for aplicada o Administrador de condomínios deverá, antes de ser autorizada qualquer instalação de postos de carregamento, possuir a capacidade de promover um estudo de viabilização e segurança da rede elétrica instalada no seu condomínio e, ser ele, suportado por esse estudo, a propor à assembleia de condóminos o tipo de instalação e as caracteristicas dos postos de carregamento que aí possam ser instalados.

 

Francisco Dias – Vice-Presidente da APEGAC

 

 

Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais:

Pesquisa

Portal do condómino

Webinar de Administração de Condomínios

Artigos Relacionados

APEGAC | Todos direitos reservados
Desenvolvido por Magnasubstância