Notícias APEGAC

29/12/2023
MENSAGEM DO PRESIDENTE EM TEMPO DE NATAL E DE BALANÇO

MENSAGEM DO PRESIDENTE EM TEMPO DE NATAL E DE BALANÇO

Estamos a atravessar a época festiva de excelência dos portugueses, que é também a altura de se fazer o balanço do ano que termina. Por isso, partilhando também deste espírito natalício, desejo aos gerentes e a todos os colaboradores das empresas associadas da APEGAC, bem como às suas famílias, um excelente natal, vivido em fraternidade. 

Estendo estes votos às empresas que acreditaram no nosso projeto e hoje são parceiras da APEGAC, assim como a todos os parceiros institucionais. E agora, vamos ao balanço…

Interessa-nos apenas o balanço quanto ao trabalho da APEGAC e é sobre esse que tratarei. Depositávamos todos, direção, mas também as empresas do setor, uma enorme expectativa quanto à regulação da nossa atividade profissional, tendo em conta o que foi publicamente prometido pela atual, ainda em exercício, Ministra da Habitação, na altura nas vestes de Secretária de Estado da Habitação, no Congresso da APEGAC, no final de 2022.

Decorreu um ano e o que aparentemente estava em fase final de preparação para ser aprovado, caiu no esquecimento dos políticos, mesmo daqueles que não estando no governo, nos receberam na Assembleia da República e prometeram não fazer esquecer este dossier que se arrasta há anos, com prejuízo, sobretudo, para os cerca de cinco milhões de portugueses que vivem em condomínio. Como tal e quanto a esta matéria, foi mais um ano para esquecer por termos caído no esquecimento dos decisores políticos.


Mas, se a regulação é um objetivo que temos de continuar a perseguir, não é o único e, quantos aos outros objetivos entendemos que foram completamente alcançados, com um crescimento exponencial do número de associados (mais de 30%), grande participação nas várias ações de formação que promovemos, lançamento do suplemento trimestral no jornal “Público” sobre condomínios, participação ativa nas Semanas de Reabilitação Urbana de Lisboa e do Porto, mais de 850 respostas a questões colocadas pelas empresas do setor e condóminos, realização da I Convenção dos Condomínios, revisão dos estatutos, regulamento interno e código deontológico, etc.

Tudo isto só foi possível porque há uma equipa que trabalha abnegadamente, apesar de o fazer sem qualquer remuneração e de terem as suas empresas, com a exigência que todos conhecemos.


Pelo caminho, fomos alvo de um processo contraordenacional instaurado pela Autoridade da Concorrência, que está a decorrer, mas com a consciência tranquila quanto ao facto de não termos, voluntariamente, praticado qualquer ilegalidade, razão pela qual não deixamos cair os braços.


Apesar de tudo, só temos de estar orgulhosos e continuar o caminho que iniciamos há dois anos, para uma APEGAC DE CONFIANÇA, para uma APEGAC que represente dignamente o nosso setor de atividade e que pugne pela sua valorização.


É enorme a esperança que o novo ano, último deste mandato, será de ainda maiores concretizações, não só por ser o ano de realização dos nossos VI Congresso e II Feira do Condomínio, já em preparação e com grandes surpresas, mas porque é o ano em que celebraremos o 20º aniversário. A APEGAC merece, pelo seu percurso de 20 anos em prol de uma atividade que, apesar de ser muito digna, nem sempre é cabalmente reconhecida, que o ano 2024 seja de união e de celebração. União do setor. Celebração do percurso de 20 anos com foco no futuro.

A todos um FELIZ NATAL e que 2024 seja de concretização de sonhos!

 

Vitor Amaral 

Presidente da direção da APEGAC

Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais:

Pesquisa

Portal do condómino

Curso de Administração de Condomínios

Artigos Relacionados

APEGAC | Todos direitos reservados
Desenvolvido por Magnasubstância