Notícias APEGAC
3ª Conferência APEGAC – Resumo da Conferência
Decorreu a 3ª Conferência inserida no Ciclo dos 20 anos da APEGAC, com o tema “A MANUTENÇÃO E O ROTEIRO PARA A NEUTRALIDADE CARBÓNICA DOS EDIFÍCIOS”.
Apresentamos o resumo dos assuntos abordados, assim como os seus intervenientes, que tornaram este evento um verdadeiro foco de conhecimento e novas ideias, de como responder a este importante desafio.
Esta conferência decorreu nas instalações do IPMAIA, na Maia, no dia 25 de setembro de 2024, com o apoio do nosso parceiro, Charge GURU.
Resumo:
ABERTURA
Vitor Amaral
- Introdução ao tema e agradecimentos
APRESENTAÇÃO IPMAIA
Ricardo Costa
- Satisfeitos por acolher o evento por 3 razões
-
- missão de relação com a comunidade envolvente
- conferência insere-se na área da indústria que é uma área em expansão no ipmaia, atualmente com 4 cursos
- Temática da sustentabilidade
APRESENTAÇÕES
ADELINA RODRIGUES
- Neutralidade carbónica insere-se em alguns dos objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
- Em Portugal há dois documentos estratégicos: o roteiro para a neutralidade carbónica 2050 (RNC 2025) e o Plano nacional de energia e clima 2030 (PNEC2030)
- Os edifícios são importantes porque são responsáveis por elevadas percentagens de consumo de energia, água e recursos e por gerar uma elevada percentagem das emissões
- Com a implementação de medidas de eficiência energética, gestão de energia, energias renováveis e plano de manutenção e sensibilização de comportamentos, os edifícios passarão a baixar as emissões e tenderão para a neutralidade carbónica.
- Medidas: intervenções nas paredes, coberturas e Avac
- A manutenção preventiva dos edifícios é imprescindível para a sua sustentabilidade e para a meta da neutralidade carbónica
- Os principais desafios da manutenção preventiva são a complexidade técnica dos sistemas e os custos de manutenção, entre vários outros.
ANTÓNIO LUIS CARREIRO
- Breve apresentação do curso de condução de obra e reabilitação
- Comparação entre os edifícios e os veículos: A lei obriga que os veículos, cujo valor médio é 6 vezes inferior ao dos edifícios tem obrigações apertadas de revisões e inspeções periódicas, ao contrário dos edifícios. Os edifícios habitacionais deveriam obter uma certificação que ateste o seu estado de conservação.
- Planos de manutenção e utilização que deverão dar origem a: Manual de manutenção e utilização e controlo da manutenção e utilização. O plano de manutenção e utilização deverá acompanhar toda a vida útil do edifício. O manual deve ser elaborado pelo empreiteiro geral e controlado pela administração do condomínio e pelos proprietários.
- Condicionantes: fundos de reserva aquém das necessidades, dificuldades financeiras dos condóminos, falta de acordo entre condóminos, má gestão da análise das necessidades, défice de profissionais e empresas qualificadas, falta de mão-de-obra, burocracia
MARCUS TORRES
- Breve apresentação da Chargeguru
- Carregar o automóvel elétrico em casa é mais seguro e mais barato que em postos de carregamento públicos
- A Chargeguru apresenta uma solução de carregamento coletivo, cuja infraestrutura não tem custos para o condomínio. Apenas pagam os moradores que vierem a utilizar os carregamentos
GALERIA DE FOTOS
Gostou deste artigo? Partilhe nas redes sociais: